SEJA BEM VINDO!

Estamos começando uma nova fase na Escola Bíblica para Adultos da Comunidade Evangélica Vinde, em Ribeirão Preto/SP. O blog faz parte desta nova fase. Nossas aulas presenciais acontecem aos sábados, a partir das 18 h, na Avenida Mogiana, 526, Vila Mariana, Ribeirão Preto/SP.

Para o próximo módulo, temos trinta alunos inscritos, dos quais quatro participarão das aulas pela internet, devido ao horário em que trabalham. Assim, abriu-se uma oportunidade para que todo internauta que desejar possa se inscrever e participar dos cursos que oferecemos aqui no blog.

Se quiser participar e receber um certificado de conclusão do curso, inscreva-se através do e-mail jackelinesarah@gmail.com. Caso queira apenas ler o blog, fique a vontade e deixe seus comentários!

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Preparando a 2a. aula do Mod. I Relacionamento - Curso Crescimento que provem de Deus

Em preparação à próxima aula, leia este texto e reflita sobre ele:

Quando falarmos de Deus, entenda, primeiramente, que nos referimos ao Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que Se revela nas páginas da Bíblia, por escrito, e de forma Viva, através do Espírito Santo, dando vida e entendimento ao que está escrito e, sempre, através da pessoa de Jesus Cristo. Entenda que Deus não é uma energia cósmica, um poder, não é o tudo contido em todas as coisas criadas, não é nenhuma das imagens de deuses que Você já viu por aí.

Deus é o Ser, que nunca foi criado e não tem uma existência limitada aos nossos conceitos de tempo e espaço. Não existe, mas é. Daí nossa dificuldade de entender como pode não ter sido criado nunca, pois temos nossa mente limitada a compreender dentro dos conceitos de tempo e espaço, onde tudo que existe tem que ter um começo e um fim e tem que estar em um determinado lugar e hora. Deus é, mas não no tempo e espaço que conhecemos, Deus é na eternidade.

Talvez, Você possa compreender melhor o que estou lhe dizendo, se Você traçar num papel ou na sua imaginação uma linha com um começo e um final. Pense que esta linha é a história do universo, de tudo que foi criado; o início desta linha é Gênesis 1:1 e o final se dará na volta do Senhor Jesus. Vamos chamar esta linha de linha da História.

início:Gn 1:1------------------------final: volta de Jesus

Se Você crê na Revelação da Palavra de Deus, certamente considera que tudo o que conhecemos sobre o Homem e sua história está contido nesta linha. Tudo teve um começo e caminha para ter um final. Mas, onde estaria Deus nesta linha? A Palavra nos revela uma das características de Deus, dizendo-nos que Ele é Onipresente, ou seja, está presente em todos os lugares. Certo, mas e antes da linha da História começar, onde Ele estava?

Agora, peço que trace uma outra linha, acima e paralela à linha da história, mas sem começo e sem final. Como? Bem, imagine isso. Comece e termine a linha fora da folha de papel ou imagine-a como uma linha que nunca começa e nunca termina. Chame-a de linha da Eternidade. Consegue imaginar?

.....................................................................................
Linha da Eternidade
início:Gn 1:1-------------------final: volta de Jesus
Linha da História

A Eternidade "acontece" assim e, agora, preciso me desculpar por utilizar termos limitados aos nossos conceitos de tempo e espaço para definir a eternidade, mas saiba que a ela nada disso se aplica perfeitamente. Pois a eternidade não acontece ou existe, ela é assim: não tem começo, não tem fim, não tem hora ou local: tudo o que é na eternidade, é "o tempo todo" e "em todo lugar". Para todo o sempre não consegue definir a eternidade, porque ela já é "antes" do sempre e continua sendo "depois". E é "ali", na eternidade, que Deus é. Ele não existe, nem está. Ele é. É assim que Ele Se apresenta a Moisés: EU SOU. Porque Ele é. EU SOU é o Seu Nome e é Ele. Você pode aceitar isso?
Assim, podemos entender que Deus nunca foi criado, mas antes de todas as criações, Deus é. Jesus Cristo a Si mesmo Se define desta forma: Aquele que era, que é e que há de vir. É isso e isso escapa do que podemos dimensionar, mas não do que podemos crer. Pela fé, meu entendimento se rende ao que não posso compreender. E, quando aceito esta realidade, posso contemplá-la como algo maravilhoso, afinal, todas as coisas não estão acontecendo por aí, de forma jogada, aleatória, fora de controle. Há alguém, o Ser, Aquele que é, que está acima e transcende a todas as coisas e que pode me dar segurança, enfim...

Nenhum comentário: