SEJA BEM VINDO!

Estamos começando uma nova fase na Escola Bíblica para Adultos da Comunidade Evangélica Vinde, em Ribeirão Preto/SP. O blog faz parte desta nova fase. Nossas aulas presenciais acontecem aos sábados, a partir das 18 h, na Avenida Mogiana, 526, Vila Mariana, Ribeirão Preto/SP.

Para o próximo módulo, temos trinta alunos inscritos, dos quais quatro participarão das aulas pela internet, devido ao horário em que trabalham. Assim, abriu-se uma oportunidade para que todo internauta que desejar possa se inscrever e participar dos cursos que oferecemos aqui no blog.

Se quiser participar e receber um certificado de conclusão do curso, inscreva-se através do e-mail jackelinesarah@gmail.com. Caso queira apenas ler o blog, fique a vontade e deixe seus comentários!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

2a. AULA - MOD I: RELACIONAMENTO - CURSO: O CRESCIMENTO QUE PROVÉM DE DEUS


EU CONHEÇO A DEUS PELO SEU NOME?

Na última aula, Você compreendeu que, para Deus, conhecer a Você pelo seu nome é algo importante? A Bíblia nos mostra que o nome de uma pessoa representa o que ela é. Cite alguns exemplos de nomes aos quais o Senhor deu importância, reafirmando-os ou modificando-os:


Lendo o texto de preparação para esta aula, Você compreendeu o que é eternidade? Você acha importante entender isso? Por quê?

Uma Canção que nos ensina

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME
(Davi Silva, CD a Cia. de João Batista, Casa de Davi, http://www.casadedavi.com.br/)

O Espírito e a Noiva dizem: Vem!

Vem reinar, vem habitar!

Santificado seja o Teu Nome!
Em toda Terra, em todo lugar...

Vem reinar, vem habitar!
Em toda Terra, em todo lugar...

O Espírito e a Noiva dizem: Vem!

O fato de Deus conhecer a Você pelo seu nome traduz um desejo do Pai de se relacionar com Você individualmente. Você conhece ao Pai pelo Seu Nome?

O PAI SEMPRE QUIS SE APRESENTAR

Você sabe o que significa o Nome de Jesus?

Já pensou se Você pudesse chegar diante de Deus, apertar Sua Mão, ouví-lO dizendo Seu Nome e responder: Muito rpazer, Sr.........! Sabemos que, em Jesus, Deus Se apresentou à humanidade e, em Seu Nome, podemos conhecer ao Pai como nosso próprio Pai. O Pai sempre quis Se apresentar, mas muitos de nós ainda não O conhecemos pelo Seu Nome.

A época em que Jesus veio ao mundo para nos salvar é chamada, na Bíblia, de "A plenitude dos tempos". Mas, muito antes disso, Deus já "existia", ou melhor, Deus é desde a eternidade até... ... ... a eternidade (leia Sl 90:2). Você entendeu isso?

A compreensão de que Deus é eterno e não existe apenas no tempo, mas é na eternidade, é muito importante, para que possamos conhecê-lO e respeitá-lO como Ele é. Aliás, foi assim que Deus Se apresentou a Moisés: EU SOU (leia Ex 3:14). Moisés, no entanto, era alguém determinado a conhecer ao Senhor a cada dia e a cada experiência que vivia com Ele. Um dia, pediu a Deus que lhe mostrasse a Sua glória. E o que o Senhor fez? Leia Ex 33:18ss.

BONDADE: por causa da Sua Bondade é que o Senhor Se revelou, fazendo-o compreender o sentido do Seu Nome;
EU SOU: YHVH, o Nome do Deus tri-uno (Pai, Jesus e o Espírito Santo), mais corretamente traduzido como YAVEH ou JAVÉ;
DEUS ETERNO (em algumas versões, traduzido como SENHOR): identifica a origem de Deus, que não existe, mas é.
CHEIO DE MISERICÓRDIA E GRAÇA: que Se compadece, perdoa e é fiel;
SOBERANO: pois tem misericórdia de quem quer ter misericórdia e Se compadece de quem quer Se compadecer.

Assim, podemos entender a essência de Deus, que é AMOR, nestas características reveladas a Moisés. E podemos entender, também, que não podemos limitá-lO ao nosso entendimento ao à nossa vontade, porque o Pai é Eterno e Soberano. e foi por causa desta bondade, deste Amor e desta soberania que o Senhor nos criou. Lembra-se do que lemos em Efésios? O Pai tinha um plano imutável, desde antes da fundação do mundo, para nos salvar e Ele fez isso porque quis?

Deus, na eternidade, embora não precisasse, quis criar os seres humanos, para que Lhe fossem uma família, composta de filhos que Lhe dessem prazer, através de uma livre escolha das pessoas em amá-lO e agradá-lO. Decidiu, assim, criá-los livres para decidir e à Sua iamgem e semelhança. Deus não foi pego de surpresa pelo destino da humanidade... Conhecedor de todas as coisas presentes, passadas e futuras, sabia que pessoas livres poderiam escolher errado e separar-se dEle. Então, para garantir que Sua vontade de ter filhos que Lhe dessem prazer seria cumprida, o Pai criou o plano imutável de que nos fala Efésios, no qual decidiu que isso só seria possível através de Seu Único Filho que Lhe dá prazer. Por isso, o Nome do Filho é JESUS, porque Ele veio salvar os homens dos seus pecados, para que pudessem dar prazer ao Pai. Quando o Pai decidiu assim, o Cordeiro Perfeito, que é Jesus, foi imolado por nós, antes da fundação do mundo, ou seja, antes mesmo que nós fôssemos criados. Este plano imutável traduz tanto o Amor como a Soberania de Deus e foi consumado na Cruz, quando Jesus deu Sua vida por nos amar.

Assim, quando Deus criou todas as coisas e a história se desenrolou no tempo, tudo existia em Jesus, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. Leia estes textos: 1 Pd 1:17-20; Ap 5:6.12.13:8; Jo 1:29-36.





Como atividade prática, escreva, com suas próprias palavras, o que entendeu sobre o Plano Imutável do Pai para sua salvação.
E, preparando a próxima aula, leia a Carta aos Romanos, procurando não se deter nas numerações de capítulo e versículos, mas entenda que se trata de uma carta, enviada a Você(1).
(1)Você pode ler ou copiar a Carta aos Romanos sem capítulos ou versículos a partir daqui:
Trata-se de um post longo, pois o importante era que publicássemos a Carta aos Romanos inteira de uma só vez, como foi escrita.
Aluno inscrito: Envie as respostas às questões para o e-mail jackelinesarah@gmail.com. Se quiser, imprima a aula.

Nenhum comentário: